Quando se realiza uma compra é fundamental um bom atendimento, para que você retorne e realize novas compras, correto? No entanto, é muito comum se encontrar locais, onde o atendimento é desengradável, seja por falta de experiência por parte do vendedor, falta de conhecimento do produto ou até mesmo desinteresse por parte do consultor de vendas.
Muitas vezes há uma certa ansiedade para fechar uma venda, conseguir receita para pagar as contas, a falta de interesse em conhecer o cliente ou até mesmo, não ouvir o que o cliente procura e empurra-lo produtos.
Um bom vendedora, deve saber identificar a necessidade de cada cliente e oferece-lo opções, sem pressiona-lo a comprar algo que não tem interesse. Apenas vender, não funciona!
Por isso, resolvi criar uma listinha com alguns erros comuns, que são cometidos na hora de vender seus produtos. As sugestões podem ser usadas em qualquer área de vendas, para que você possa proporcionar um ótimo atendimento e garantir que seu cliente retorne para novas compras.
Alguns motivos levam vendedores a pressionarem os clientes. Seja ele metas, contas que precisam ser pagadas ou até mesmo, por algum tempo sem realizar vendas. Isso gera ansiedade e estresse, causando assim pressão no cliente (muitas vezes, nem notada por parte do vendedor). Mas vale lembrar, que é um comportamento inadequado e ninguém gosta de ser forçado a levar algo que não quer. Muitas vezes, o cliente acaba nunca mais voltando a loja.
Dica: Procure ser receptivo, sem pressionar. Coloque-se a disposição do cliente e o deixe a vontade para conhecer seus produtos. Caso ele te peça algum produto que não tenha, procure apresentar um similar e entenda as suas necessidades. O bom atendimento, gera novas vendas!
Gente, pense em algo que deixa o cliente irritado, é o vendedor ignorar tudo que você diz e ir te empurrando produtos. Não dá, você perde aquele clientes e outros. Porque não há propaganda melhor do que o famoso "boca a boca". Ouvir o cliente é prioridade.
Dica: Ouça sempre o que seu cliente procura e faça o possível para atende-las. Um vendedor que não sabe escutar, não sabe vender.
Uma dica é: Tenha um bloco de notas e anote todas as preferencias de seus clientes. Assim você sempre saberá o que seu cliente procura.
Como chegar em um lugar, quando não se sabe para onde vai? Impossível né?
Por isso existem metas. As metas devem estimular e incentivar o trabalho, mesmo naqueles dias desanimadores e também são elas (as métricas) que nos dão controle de onde estamos e como evoluímos. Procure sempre colocar metas realistas, pois é melhor se surpreender por ter conseguido ultrapassa-la, do que criar metas surreais e se frustar por não conseguir.
Metas diárias: Quantos clientes você consegue atender em um dia?
Metas mensais: Quanto de receita você consegue gerar em um mês?
Metas anuais: Aonde quer estar no próximo ano?
Dica: Faça as métricas trimestrais. Elas servem para que você veja se atingiu ou não onde queria estar e te dar novas possibilidades para chegar ainda mais longe no próximo trimestre.
Em qualquer trabalho é importante vestir-se bem e eu sempre digo: Você é sua vitrine.
Procure atender seu cliente vestido adequadamente, além de gerar conforto para você, gera satisfação para seu cliente. Afinal, você se arrumou apenas para atende-lo.
Lembre-se: Use os produtos que você vende. Não há forma melhor de divulga-lo. Assim os clientes poderão conhecer e você venderá ainda mais.
Durante o atendimento a cliente procura se sentir especial e importante. Se durante sua venda a cliente te faz perguntas e você fica apenas olhando o WhatsApp e falando com outras pessoas, sem dar atenção a cliente. Pode ter certeza que as chances de a cliente desistir da compra é alta.
Se não for para ser atendida, não teria necessidade de um vendedor. Seja por onde for que realize suas vendas, dê atenção aos seus clientes.
Dica: Caso você trabalhe com vendas online, separe horários para atender os seus clientes. Para que você consiga esclarecer todas as necessidades dele e você não perca a venda para a concorrência.
- Falta de organização dos produtos:
Seja minimalista. O seu mostruário precisa está impecável, tanto pela boa apresentação, quanto pela facilidade no atendimento. É importante, que os os produtos estejam sempre embalados perfeitamente com etiqueta. Embalagem agrega valor ao produto, já pensou comprar um sapato na loja sem caixa e sem sacola? Atente-se aos detalhes.
A bagunça visual deixa sua cliente confusa e mostra desleixo com os produtos.
Tudo que é bem arrumado e cuidado, dá gosto né? Então caprichem!!
Dica: Tenha também sempre embalagens de presente, muitas vezes seu cliente vai precisar e você precisa atende-lo da melhor forma.
O feedback é essencial. Mas você deve saber como lidar com ele.
Problemas podem aparecer em qualquer setor, mas como isso vai terminar é você que vai determinar.
Procure ouvir o cliente e também orienta-lo, quanto a forma de uso, cuidado com os produtos, etc.
Caso haja garantia, sempre informe o que cobre ou não. Gente, nem sempre o cliente tem razão, mas é ele que te gera receita e paga suas contas. Vale lembrar, que o cliente pode recomendar ou não seu negócio. Tenha cautela a lidar com qualquer situação.
Lembre-se sempre do pós-venda, pois ele gera novas vendas.
Ligue para sua cliente ou envie uma mensagem perguntando: Gostou do nosso produto? Podemos melhorar em algo? Olha esses produtos novos que chegaram! Sem pressionar, é claro.
- Não ter lançamentos e tendências:
Não adianta vender todos os meses os mesmos produtos. Tem que ter novidade, independente de seu produto ser sensacional.
As tendências te auxiliam a não perder suas clientes e ainda geram novos contatos. Isso é incrível!
Não fique preso a peças antigas e ultrapassadas. Caso não esteja conseguindo vender, vale criar uma liquidação. Assim você recupera o valor investindo e ainda conquista novos clientes.
Dica: Peça aos seus clientes sugestões. Use o bloco de notas, para anotar tudo o que seus clientes procuram e você não tem. Assim, não tem como errar né?
Pesquise ao máximo sobre seu mercado e veja o que está em alta e divulgue bastante.
- Falta de divulgações e estratégias:
Sabe quando a loja do João vende mais do que a loja de Maria que é 10X maior? Então, muitas das vezes o problema está nas estratégias de vendas e na falta de divulgação do negócio.
Seja onde for, do tamanho que for, invista no marketing.
Mas Thayná, eu não tenho como pagar uma agência! Seu marketing, é você quem faz.
Se seu produto e atendimento for bom, seus clientes já te indicarão. Mas, se você não estar conseguindo fechar vendas, procure divulgar. Faça algo diferente, crie promoções, lance novas coleções, dê brindes. Ah! brindes valem mais do que descontos... isso eu garanto haha.
Use e abuse das redes sociais, sem exageros e spam. Faça um atendimento de qualidade.
Marketing vai além da divulgação. É organização, metas, fidelização de cliente, estar sempre de olho no mercado, sem precisar copiar o concorrente.
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Ótimas vendas!